outubro 01, 2012

Detonado 8. Lanayru Mining Facility

0 comentários

8. Mining Facility

Voltando pra Lanayru, caia na parte “Noth Desert”, que é mais próxima. Agora sim, entre na estrutura que apareceu do chão. Link fica todo sério enquanto desce as escadas. Buuu, velas aterrorizantes.

8.1 Pegando Gust Belows

Olhe ao redor do templo. Não se desespere ainda, só depois. Salve o jogo na estátua próxima. Veja um novo inimigo, um filhote de escorpião quase inofensivo de um olho só chamado Aracha. Depois de admirá-lo dizendo “own” (e matá-lo), mande seu beetle com bombas pra matar os Spumes. Vá também derrubando as estátuas. Atrás de algumas há rupees. Agora puxe duas alavancas do fundo da sala. Uma libera a porta da frente, outra do lado. Mas primeiro, siga para a da frente.

Duas Staldras aqui. Mate-as. Agora empure uma caixa pra você poder subir e entrar pela porta, também à frente.

image

A nova sala é enorme. Primeiro exploda as caixas ao pé da escada à direita. Agora você pode pular lá e subir na escada. Mate os keeses. No baú próximo, tem uma  Small Key.  Desça pela escadinha e volte para a sala anterior. Agora, você vai usar a chave na porta à esquerda (leste).

Indo à esquerda, Lanayru, a rainha dos inimigos chatos, te apresenta o baiacu Froak. Ele é cheio de espinhos e explode quando destruído. Amazing. Depois, mate outro Froak e suba na parede que tem uma redinha branca pra você escalar. Mate os Arachas antes de subir:

image

Tem uma escada, mas você não consegue subir, pois tem uma caixa tapando. Exploda ela com uma bomba:

image

Agora suba pra pisar no botão. Ele libera a Pedra do Tempo no teto. Acerte-o. Vários Beamos aparecem. Lembra deles em Ocarina of Time? Sim, estão ainda mais chatos. Acerte na listra luminosa, no sentido correto e enfie a espada no olho para poder destruir. Você também pode dar uma escudada no laser dele.  Passe rápido pro outro lado da esteira pra destruir o outro Beamos e desça pela escada. Tem mais uma esteira. Tome cuidado com os troços que ela transporta e com a rede elétrica. Passe pro outro lado, pra subir na escada. Tem uma alavanca lá em cima, puxe-a. Isso vai abrir uma porta.

Desça a escada e enfrente a esteira! Isso mesmo, corra no sentindo contrário para perder um kilinhos e alcançar o outro lado. Vá mudando de lado pros troços não te acertarem:

image

No fim, dobre à esquerda e suba a escada. Mate o Beamos e abra o bauzinho que a porta revelou, são 20 rupees. Desça a escada e corra pra alcançar o outro lado da esteira, subindo as escadas. Tem dois barris. Enfrente a esteira, correndo no sentido contrário. Vá pegando Stamine Fruits. Mate o beamos de dois andares e puxe a alavanca.

image

Desça a esteira que você subiu, vai dar de cara com a porta liberada. Entre nela.

Suba pela escada à direita. No fundo da sala, mate o froak que tá entre as pedras, que ele irá explodi-las. Você precisa alcançar a escada que está a esquerda de quando você entrou na sala, então vá pulando entre as plataformas.

image

Suba a escada e abra o baú. Sim, pegamos o Gust Belows! Um item pra soprar a areia e sacodir poeira. Você pode usar em montinhos de terra que você viu no decorrer do templo, pode soprar os Froaks… etc.

8.2 Dungeon map

Caia no chão da sala. Vá soprando os montinhos de areia, atrás de itens, rupees ou Arachas marotos. No chão da sala também tem um baú com tesouro. Agora você vai ter que procurar outra escada, ela tem 3 arachas e leva a uma porta cheia de areia impedindo sua abertura. Dê uma olhada nela lá atrás:

image

Pra chegar lá, empurre o Froak com o Gust Bellows nas pedras e vá pulando as plataformas. Antes de subir na escada mencionada, empurre a caixa até ela cair. Agora sopre a areia ao pé da porta para poder entrar nela.

image

Na nova sala, arraste a caixa que tapa a escada pra fora do caminho e desça as duas escadas, para voltar para a sala anterior.

Dê uma virada pra esquerda. Tem areia e um caixote. Sopre fora os montinhos de areia pra encontrar um botão e arraste a caixa até ele. Isso vai liberar uma porta do outro lado da sala. Entre nela.

image

A sala nova tem bastant areia. Olhe pra esquerda e veja o monte grande de areia. Pra chegar lá, vá correndo entre os chãos firmes próximos. Esse monte de areia esconde a Pedra do Tempo da sala, então sopre e ative a pedra. A sala mudou bastante!

image

Agora tem plataformas andantes, que funcionam com um empurrão do Gust Bellows. Sopre no ímã vermelho pra fazer correr a plataforma e chegar do outro lado.

Tem uma porta tapada, mas olhe pra cima, tem um catavento nela! Teste o Gust Bellows nesse catavento e veja  a porta abrir.

image

Mate o Beamos e desça as escadas. Oh, um inimigo novo. É o Sentrobe. Ele solta mísseis em você, e pra derrotar, use o Shield Bash, a escudada, no momento certo pra acertar o olho dele. Ele também solta umas bombas flutuantes,  cuidado.

Sopre a plataforma para que ela corra pra direita. Pule nela e suba na plataforma, tem um baú com tesouro. Volte pra plataforma andante e sopre no ímã azul pra correr pro outro lado. Pule pro outro lado. Tem uma escada grande aqui, suba nela. Mate o Beamos que apareceu bem na sua cara e sopre o Catavento pra abrir a porta.

A porta tranca sozinha, você tem duas Staldras para matar. Tem uma caixa no fundo da sala. Limpe antes de empurrá-la para o extremo oposto de onde ela está. Assim você pode subir na plataforma.

image 

Lá em cima, pule as outras plataformas, bem no final, tem uma Amber Relic. Mas o importante, é que tem uma porta trancada com um monte de areia dentro. Sopre por entre as grades e revele uma Pedra do Tempo. Ative-a com o Estilingue!

image

A sala vai revelar um inimigo, o Armos. Sopre o ímãs na cabeça dele, o que não é tão fácil, para desativá-lo. Depois meta a espada na frente e atrás. Armos morto, a grade do baú é liberada. Ele contém o Mapa da Dungeon. Entre na porta à leste.

8.3. Ancient Circuit

Olhe pra frente. Pise no botão para abrir a grade. Isso abreiu um atalho pa você. Mas ignore no momento e veja o mar de areia que parece inatravessável. O mapa vai te revelar que na verdade, tem caminhos firmes na areia. Então mate o Spume antes de atravessar.

image

Cheque seu mapa. À esquerda tem uma passagem escondida. Sopre o montinho de areia pra revelar uma passagem estreita e se esgueire por dentro. Vá rastejando até sair numa sala com um baú contendo um Tesouro Raro. Depois volte tudo e continue atravessando o areial. Você vai precisar limpar de novo uma passagenzinha estreita, na mesma parede da anterior. Rasteje de novo no labirinto até sair do outro lado, em uma sala muito curiosa. Tem muita areia espalhada aqui, e uma cerca de espinhos vai se levantar quando você chegar perto (tik tik tik!).

image

Qualquer semelhança com o templo de Fogo de Ocarina of Time não é mera coinciência. Vá limpando tudo pra facilitar. Têm rupees na areia, vasos (um contém uma fada), um bauzinho contendo uma rupee vermelha, Araches e também, o mais importante, um botão que abre a grade da porta.

Pise no botão e suba a escada pra entrar na porta. Você dá de cara com um monte grande de areia. É um carrinho contendo uma Pedra do Tempo. O carrinho anda sozinho, enquanto vai ativando as áreas próximas. A alavanca róxima serve para trazê-lo pra perto, você não precisa usar agora. Siga o carrinho. Ele ficará bloqueado por uma porta. Antes de abri-la soprando o catavento, mate o Sentrobe.

image

O carrinho vais eguir viagem. Siga-o se escondendo atrás dele pra evitar os lasers dos Beamos. Mas vai aparecer um que vai tapar o caminho, então mate-o. Vá seguindo o carrinho. No final, ele vai parar e ativar um catavento pra você conseguir abrir a porta. Faça isso, mas não entre pelo portão, vá para a esquerda, onde outro carrinho com pedra do tempo te espera, cheio de areia. Faça o mesmo esquema. Siga o carrinho. Mas note uma coisa importante. Tem um catavento na parede. E você precisa ser rápido, para soprá-lo no tempo que ele estiver ativo, com o carrinho próximo. Vá andando enquanto usa o Gust Bellows no catavento, até ouvir o barulho de que funcionou. Isso vai abrir a porta ao lado do catavento. Então chegue até o final, acerte a pedra do tempo do carrinho e depois acerte de novo, pro carrinho voltar. Assim, entre na porta que o catavento liberou.

image

Sala nova, mais esteiras. Siga pela esteira desativada evitando o ar que sai dos canos. Tem uma rede branca na parede, mate os Arachas pra poder escalar pra direita e pra cima, subindo na plataforma. Lá em cima, à direita, tem um fóssil de Beamos. Você tem que derrubar as estátuas de pedra para poder passar.

image

Jogue bombas nas estátuas para derrubá-las. Do outro lado tem uma Pedra do Tempo coberta de areia. Limpe e a ative. Volte, mate o Beamos e veja as 3 esteiras. Você vai ter que ser rápido para passar por elas. Chegando do outro lado, puxe a alavanca pra chamar a plataforma andante. Pule nela e sopre pra ela correr até o final. Tem uma alavanca, mas ignore. Siga o caminho, mate o Sentrobe e derrube mais estátuas. Elas vão revelar um padrão, preste atenção nele:

image

Use o Gust Bellows na plataforma andante próxima para ela correr pra direita, até ela ficar próxima da outra plataforma andante. Suba nela (nessa que você acabou de empurrar) e use o Gust Bellows de novo para chegar do outro lado, onde tem uma escada com caixa.

Chegando lá, destape a escada empurrando a caixa e vá para a outra plataforma.

image

Nela, vá usando o Gus Bellows para ficar sempre de frente com uma estátua para poder derrubá-la com bombas. Derrube as três, e veja os 3 cristais revelados. Você vai ter que acertar na ordem correta. Lembra do padrão que viu nas estátuas do outro lado? É isso mesmo.

image

A sequência certa é 1, 3, 2. É como se fosse um espelho, acertando primeiro o que tá de frente pra estátua com um robô, depois acertando o que tá de frente com a estátua com dois robôs e por último a que tá de frente com a de 3 robôs.

Acertando, vai abrir a grade da porta. Use uma plataforma andante pra chegar lá. Entre na porta e veja, dois Armos. Mate-os e libere a grade que guarda o baú que contém a Chave do Chefe, o Ancient Circuit!!!!

Isso fará uma porta ser liberada. Volte, vá para a esquerda, e perto da plataforma andante nãoo pule nela, só caia. Mate o Beamos e não suba as escadas, enfrente a esteira. Aqui tem gás saindo do cano, cuidado. No final, à direita tem uma porta, entre nela.

Suba na escada à esquerda e siga até o final (tem um bauzinho no caminho contendo Rupee vermelha), onde tem uma caixa tapando as escadas (quem diabos tapou todas as escadas com caixas?). Ignore a escada (só tire a caixa do caminho) e volte tudo, até chegar na porta que você entrou. Agora, vá pra direita. Tem uma estátua de pássaro, salve o jogo. Tem um carrinho com pedra do tempo também. Ative-o e você vai ter que segui-lo na plataforma andante:

image

Sopre o ímã azul bem devagar, pra acompanhar o carrinho. No final, ele ficará de frente pra porta do Boss, e você poderá entrar! Coloque a chave direitinho e boa sorte, go boss.

8.4. Boss: Thousand-Year Arachnid Moldarach

Mais um chefe bacana. A mãe de todos os escorpiões está furiosa e quer matar você e todos os seus descendentes.

image

Você precisa acertar as pinças no sentido correto. Moldarach vai sempre mudar a posição das garras, então vá ajustando.  Se ela te pegar, sacuda o WiiRemote. Continue acertando os olhinhos das pinças até quebrar as duas patas. Ela vai mostrar o olho do meio, que é onde você deve acertar agora. Nisso, o escorpião se enconde da areia. Você deve usar o Gust Bellows para encontrá-lo, até ele pular pra cima. Continue acertando o olho. Logo logo, ele estará morto.

Pegue o Coração e saia da sala.

Há um carrinho. Para ativá-lo, mande seu beetle para a pedra do tempo perto do teto. Entre nele e veja a cena. É uma das mais belas de Zelda. Você ganhará a Harpa da Deusa e encontrará Demon Lord. Ele diz “Você vai se ensurdecer com o som penetrante dos próprios gritos”

Impa te manda para a anciã de Sealed Grounds, e vamos cuidar disso jájá.

Vá para o capítulo 9 – Isle of Songs

Redigido e editado por ~Midna

Imagens de Zelda Dungeon